Um prato inovador marcou a abertura da 8ª edição do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, na noite de quarta-feira (27). O macarrão feito de macaxeira, criado por Marciane Uchoa, moradora do Ramal Pentecostes, conquistou o primeiro lugar no concurso gastronômico e rendeu à vencedora o prêmio de R$ 2 mil, entregue pelo prefeito Zequinha Lima.
“Preparei minha receita em apenas meia hora, mas com muito carinho. É um prato diferente, difícil, mas tudo valeu a pena. Estou feliz e cheia de objetivos com essa conquista”, declarou Marciane, emocionada.
A competição reuniu 10 participantes, que apresentaram pratos variados, desde bolos até purês. Antes do concurso, todos participaram de um curso de capacitação promovido pela prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), voltado para receitas à base de mandioca.
De acordo com o secretário de Agricultura, Nildson Moura, o objetivo é incentivar a criatividade e abrir novas possibilidades de renda para os produtores. “A mandioca oferece inúmeras opções culinárias e, com os cursos, buscamos qualificação e valorização da cadeia produtiva. A cada ano, mais pessoas se interessam em participar”, destacou.
A chef de cozinha Sara Raquel, uma das juradas, ressaltou o talento dos competidores: “É incrível ver como os participantes conseguem transformar ingredientes regionais em pratos inovadores. A criatividade deles valoriza ainda mais a nossa cultura alimentar.”
Além do concurso gastronômico, o Festival da Farinha ainda vai realizar disputas para eleger a maior e a mais pesada mandioca, a maior tapioca e a melhor farinha, totalizando R$ 18 mil em prêmios.