A Secretaria de Estado de Saúde do Acre decidiu afastar temporariamente a técnica de enfermagem envolvida em um caso que chamou atenção da população nos últimos dias: uma recém-nascida teria sofrido queimaduras durante o primeiro banho no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul.
O afastamento foi formalizado por meio de um memorando assinado pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, que também determinou a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o ocorrido com a bebê Aurora Maria Oliveira Mesquita, no domingo (22).
As denúncias feitas pelos familiares da criança nas redes sociais apontam que ela teria sido ferida com água quente durante o procedimento. O caso ganhou grande repercussão e gerou forte comoção.
A profissional em questão, que atua pelo Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac), ficará fora de suas funções enquanto durarem as apurações.
A recém-nascida foi inicialmente levada a Rio Branco para receber atendimento especializado em UTI neonatal, mas será transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, onde seguirá com os cuidados necessários.