A diretora da Colônia Souza Araújo, Francisca Vieira de Lima, conhecida como Irmã Celene, falou nesta sexta-feira (8) sobre a expectativa para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à instituição de acolhimento, localizada em Rio Branco.
Segundo a religiosa, a presença do presidente deve gerar grande receptividade entre moradores, pacientes e comunidade. “Ele tem um amor muito grande por esta causa, a causa dos hansenianos e das pessoas sequeladas. As leis que ele já aprovou mostram o quanto é humano e sensível ao sofrimento do outro”, destacou.
Esta será a primeira vez que Irmã Celene se encontrará pessoalmente com o presidente na Colônia. Em visitas anteriores, o contato foi feito por outras representantes da congregação. “Sempre ouvimos relatos de que ele é sorridente, simpático e atencioso”, disse.
A diretora afirmou que a principal demanda que pretende apresentar diz respeito às dificuldades enfrentadas por pessoas que sofreram com hanseníase e seus familiares para obter documentos que comprovem a condição, exigência para acesso a benefícios previstos em lei.
“Muitos fizeram tratamento em casa, afastados da família, ou no Hospital de Base, e não têm documentação que comprove isso. Ele assina a lei, mas, sem documentos, as pessoas não conseguem receber o benefício. Acredito que, com essa visita, vai haver mais mobilização e esforço para que seja emitido um documento que comprove que essas pessoas, ou seus pais, foram afastados por conta da hanseníase”, concluiu.
Redação Rede Cipó News