A abertura da 8º edição do festival da farinha que ocorreu na quarta-feira, 27, no Complexo Esportivo do Aeroporto Velho, foi um verdadeira sucesso, atraiu um grande público e destacou a importância cultural da farinha na região. Durante a noite inaugural, também foi feita a premiação do Rei e da Rainha e houve a assinatura de um Termo de Cooperação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -Iphan, visando a oficialização do reconhecimento da farinha como patrimônio histórico e cultural.
O prefeito Zequinha Lima entregou os prêmios a Carla Cristina, rainha do festival, e Mário César, rei, além de Thiago Bernardo (príncipe) e Kevila Silva (princesa). O total da premiação alcançou R$ 35 mil, um incentivo significativo para os vencedores. Carla Cristina expressou sua satisfação: “Estou muito feliz, esse foi um sonho realizado. Representar o ouro da nossa cidade, que é a farinha, é uma honra.”
O Termo de Cooperação assinado pelo prefeito reforça o compromisso da gestão em valorizar a farinha, que já possui registro de Indicação Geográfica. “Estamos intensificando a valorização desse nosso produto, e com a assinatura desse termo, damos um passo importante para que a nossa farinha se torne um patrimônio histórico e cultural”, afirmou Zequinha Lima.
O festival também é um espaço para o empreendedorismo, reunindo mais de 170 expositores, que vão desde vendas de comidas típicas a automóveis, além de 60 agricultores que demonstram a tradição da farinha em tempo real. Edilandia Oliveira, que comercializa derivados da mandioca, como tapioca e beiju, compartilhou suas expectativas: “No ano passado, trabalhei e em apenas uma noite e vendi R$ 7 mil. Espero arrecadar este ano também uma boa renda, pois o festival sempre traz bons resultados.”
Entre os visitantes, Ísis Lavigne, de 18 anos, comentou sobre a experiência: “A primeira noite foi bem legal e diferente. O espaço ficou aconchegante, e vi um pouco dos shows e das comidas. Com certeza, pretendo voltar mais vezes.”
O Festival da Farinha continua nesta quinta-feira, 28, com a apresentação da cantora nacional Marília Tavares e um concurso para a maior e mais pesada mandioca, prometendo mais diversão e celebração para os participantes.