O governador do Acre, Gladson Camelí, recebeu nesta terça-feira (16) o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Rio Branco, para a abertura da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). Durante o evento, Camelí destacou a importância da parceria entre o governo federal e o Estado para a geração de emprego e qualificação profissional.
Em seu pronunciamento, o governador ressaltou a relevância do trabalho decente e da colaboração entre trabalhadores e empresários para o desenvolvimento econômico. “A sociedade brasileira, assim como qualquer outra no mundo, têm um trabalho que gera produção e riquezas econômicas à sua base. Essa relação dos trabalhadores com os empresários é essencial para alcançarmos bem-estar social”, afirmou.
Camelí também comentou sobre a participação feminina no primeiro escalão de seu governo, que atualmente é de 48%, destacando a representatividade das mulheres na administração estadual.
O governador aproveitou a ocasião para agradecer os investimentos anunciados pelo ministro Luiz Marinho no Sistema Nacional de Emprego (CINE) no Acre, que somam cerca de R$1 milhão. Segundo Camelí, a parceria permitirá a manutenção dos serviços do CINE, que atende aproximadamente 40 mil pessoas por ano, além da oferta de cursos profissionalizantes, incluindo na área de tecnologia e inteligência artificial, e a implantação do projeto Casa do Trabalhador.
Além disso, Camelí ressaltou o empenho do governo estadual na criação de postos de trabalho por meio da contratação de servidores e de obras de infraestrutura.