Na tarde desta terça-feira (26), a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) elegeu sua nova mesa diretora para o biênio 2025/2027, em Assembleia Geral realizada no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRGS), em Porto Alegre/RS.
A reunião foi presidida pela então presidente da entidade, Márcia Moro, com o processo conduzido pela Comissão Eleitoral sob a presidência de Cláudio Pires, presidente do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor.
A ProconsBrasil é uma associação civil de caráter técnico, nacional, sem fins lucrativos e apartidária, que reúne e valoriza os órgãos de defesa do consumidor de estados e municípios. Atualmente, conta com Procons associados de todas as unidades da federação, incluindo capitais e municípios do interior, sendo reconhecida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Durante a Assembleia, foi ressaltada a importância da recomposição da diretoria para o fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e para o avanço das discussões sobre os principais desafios do setor no Brasil. A nova chapa, eleita por aclamação, é presidida por Renata Ruback, atual presidente do Procon Carioca, e tem como vice-presidente Karen Barros, do Procon Maranhão. Os membros tiveram posse imediata, conforme regulamento da instituição.
Em discurso de despedida, Márcia Moro destacou o legado da sua gestão:
“A diretoria hoje eleita segue sendo representativa das nossas diversidades regionais e reforça o compromisso de todos nós em ampliar o diálogo, promover a troca de experiências e consolidar a atuação conjunta em prol dos consumidores brasileiros”, afirmou.
Renata Ruback, presidente recém-eleita, enfatizou a responsabilidade do novo mandato:
“É uma grande honra assumir a presidência da ProconsBrasil. Este é um momento de grande responsabilidade e também de enorme compromisso com os consumidores de todo o país. Nossa atuação será pautada pelo diálogo, pela cooperação e pela busca constante de soluções que fortaleçam o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliem a efetividade do trabalho dos Procons”.
Ela ainda reforçou a importância da união entre os órgãos:
“Assumimos com a convicção de que a união entre os órgãos é o caminho para conquistar avanços significativos, garantindo que cada cidadão seja ouvido, respeitado e tenha seus direitos preservados”.
A diretora da Região Norte, Alana Albuquerque, representante do Procon Acre, também destacou a responsabilidade de dar voz à região:
“É uma honra estar mais uma vez representando o meu estado e toda a Região Norte. Reafirmo o nosso empenho e dedicação em contribuir para a construção de uma ProconsBrasil cada vez mais forte, que dê voz às demandas dos consumidores brasileiros e fortaleça as ações conjuntas em nível nacional”.
Nova diretoria da ProconsBrasil – Biênio 2025/2027:
- Presidente – Renata Ruback (Procon Carioca – RJ)
- Vice-presidente – Karen Barros (Procon Maranhão – MA)
- 1º Secretário – Luiz Orsatti (Fundação Procon São Paulo – SP)
- 2º Secretário – Maria Zélia Lopes (Procon Marabá – PA)
- 1º Tesoureiro – Letícia Coelho (Procon Espírito Santo – ES)
- 2º Tesoureiro – Jaiderson Rivarola (Procon São José dos Pinhais – RS)
- Diretora Região Norte – Alana Carolina Laurentino (Procon Acre – AC)
- Diretora Região Nordeste – Késsia Liliana (Procon Paraíba – PB)
- Diretora Região Centro-Oeste – Cristiane Vaz (Procon Mato Grosso – MT)
- Diretor Região Sudeste – Elberson de Lima (Procon Cariacica – ES)
- Diretora Região Sul – Márcia Moro (Procon Santa Maria – RS)
- 1º Conselheiro Fiscal – Gareza Caldas (Procon Pará – PA)
- 2º Conselheiro Fiscal – Eneylandia Rabelo (Procon Fortaleza – CE)
- 3º Conselheiro Fiscal – Cristiane Pereira (Procon Paulistano – SP)
- 1º Suplente Conselheiro Fiscal – Cristiane Moneta (Procon Recife – PE)
- 2º Suplente Conselheiro Fiscal – Wambert Di Lorenzo (Procon Porto Alegre – RS)
- 3º Suplente Conselheiro Fiscal – Anselmo Araújo (Procon Pernambuco – PE)
