Renato Cavalcante de Figueiredo, policial civil do Acre flagrado com mais de 57 quilos de cocaína em janeiro de 2023, na BR-364, em Ji-Paraná (RO), foi oficialmente demitido do cargo nesta segunda-feira, 23. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado no mesmo dia do flagrante.
O ex-servidor foi condenado a 11 anos e 4 meses de prisão por tráfico de drogas, além da perda da função pública e ao pagamento de multa superior a R$ 51 mil. O processo criminal tramitou na 1ª Vara Criminal de Ji-Paraná, com sentença emitida em setembro de 2023.
Na época da prisão, a Polícia Rodoviária Federal localizou 50 tabletes de cocaína escondidos em um fundo falso de uma caminhonete. Segundo as investigações, a droga teria saído de Cruzeiro do Sul (AC) com destino ao estado de Minas Gerais. Durante a abordagem, o comportamento de Renato e do passageiro levantou suspeitas, levando à vistoria que resultou na apreensão.
Renato chegou a admitir o crime, relatando que fazia o transporte para quitar uma dívida com uma facção criminosa. O passageiro também foi condenado a 10 anos de prisão.
Com a demissão, a vacância do cargo ocupado por Renato na Delegacia da 1ª Regional de Rio Branco foi formalizada.