A Prefeitura de Cruzeiro do Sul deu início a um novo projeto voltado à ressocialização de mulheres reeducandas da Unidade Penitenciária Feminina Guimarães Lima. A iniciativa, conduzida pelo gabinete da vice-prefeita Delcimar Leite, tem como foco a reinserção social, a profissionalização e o acolhimento humanizado.
Na última sexta-feira (27), foi realizada uma ação inaugural com café da manhã coletivo, roda de conversa, orientações psicológicas, entrega de kits de higiene pessoal e leitura de cartas enviadas por familiares. O evento marcou o compromisso da gestão municipal com a valorização e dignidade das detentas.
“Nosso dever, enquanto gestão pública, é criar caminhos para que elas possam reconstruir suas vidas com dignidade. É isso que o prefeito Zequinha e eu, junto a toda a equipe de assistência social, pretendemos fazer com ações concretas, formação profissional e cuidado”, destacou a vice-prefeita Delcimar.
Com experiência na área social e passagem pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Delcimar Leite coordenará a oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de corte e costura, culinária e confecção de artesanato. A Prefeitura também garantiu a ampliação do fornecimento de materiais para fortalecer a produção artesanal dentro da unidade prisional.
A proposta integra o plano de ações do município para reduzir a reincidência criminal e promover políticas públicas de inclusão social.
Redação Cipó News
