O livro Orleir Cameli, um homem à frente de seu tempo, escrito por Beatriz Barroso Cameli, viúva do ex-governador do Acre, já está pronto e será lançado no próximo mês em Cruzeiro do Sul. Beatriz já recebeu os exemplares e revelou os detalhes da obra e da data do lançamento.
“Eu vou lançar o livro no dia 27 de setembro, no Teatro dos Náuas, às 19 horas”, contou a ex-primeira dama.
Com 455 páginas, 75 depoimentos e fotografias, a obra é dividida em 13 capítulos que narram desde o nascimento de Orleir em um seringal até a sua trajetória no Palácio Rio Branco. Beatriz começou a escrever o livro em 2010, interrompeu o trabalho após a morte de Orleir em 2013 e retomou-o em 2016.
A obra evita polêmicas políticas ou pessoais, enfocando a vida do homem visionário, avô dedicado e trabalhador incansável, que preferia a ação no campo à burocracia.
“Não cito nomes de políticos ou adversários. Eu queria escrever como esposa, mostrando um homem de grande inteligência e dedicação, como exemplo e legado para novas gerações”, explicou Beatriz, que contou com o auxílio da professora Elenilda Maia e do jornalista Mário Emílio Malachias na finalização do livro.
Além de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, a viúva pretende lançar a obra em outras cidades do Acre, como Brasileia, Sena Madureira e Tarauacá, onde Orleir era muito querido.
Orleir Messias Cameli foi prefeito de Cruzeiro do Sul entre 1993 e 1994 e governador do Acre de 1995 a 1999. Ele faleceu em 8 de maio de 2013, vítima de câncer, e é tio do ex-governador Gladson Cameli