Notícias Recentes

Prefeito Salatiel Magalhães aposta na diversificação da agricultura e reforça apoio à cafeicultura em Rodrigues Alves

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rodrigues Alves recebe computador e Starlink por emenda do deputado Pedro Longo

Governo cria Comissão de Educação Ambiental para fortalecer políticas públicas no setor

Polícia Civil prende suspeito de planejar ataque criminoso no interior do Acre

Polícia Militar apresenta balanço de apreensões e prisões no Vale do Juruá

Operação combate ameaças a policiais e tráfico em Santa Rosa do Purus

Deputado Pedro Longo reforça apoio à equipe acreana de Kung Fu em competição internacional na Colômbia

Criança baleada em ataque que matou casal no Acre passa por cirurgia e é levada à UTI

Conheça os candidatos a Rei a Rainha do V Festival do Coco, em Mâncio Lima

Cruzeiro do Sul abre credenciamento para empreendedores participarem do aniversário da cidade

Com mais de R$ 800 milhões do governo federal, AC vive expectativa de reconstrução histórica da BR-364

“As dificuldades são imensas. Nós estávamos fazendo o trecho de Rio Branco a Cruzeiro do Sul de 8 a 12 horas com as carretas. Hoje está sendo de 24 a 36 horas, então, isso tem um custo gigante para todo o comércio”.

A fala de Jairo Bandeira, presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, ilustra um dilema antigo do Acre: um estado marcado pelo isolamento geográfico e que depende quase totalmente do transporte rodoviário para garantir o abastecimento de combustíveis, medicamentos e alimentos.

Em meio às dificuldades e diversos acidentes, protestos e debates foram feitos ao longo deste ano, desde caravanas a Cruzeiro do Sul, até audiências públicas para discutir a revitalização da BR-364, que está em péssimas condições de conservação.

No último dia 8 de agosto, no entanto, a situação aparenta se encaminhar para sua resolução. É que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o investimento de mais de R$ 800 milhões para recuperação da rodovia que corta o estado.

A BR-364 no Acre liga municípios importantes como Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Ao todo, a rodovia abrange mais de 634 mil pessoas, o equivalente a mais de 70% da população do estado.

Cada metro recuperado das estradas representa mais do que obra de infraestrutura: é a garantia de acesso a bens básicos e a chance de desenvolver a economia.

Ao todo, a rodovia abrange mais de 634 mil pessoas, o equivalente a mais de 70% da população do estado.

Cada metro recuperado das estradas representa mais do que obra de infraestrutura: é a garantia de acesso a bens básicos e a chance de desenvolver a economia.

Problemas frequentes e antigos

O Acre possui duas rodovias federais estratégicas:

  • BR-364, que corta o estado de leste a oeste e garante o abastecimento da região do Juruá, onde vivem mais de 300 mil pessoas;
  • BR-317, que conecta Rio Branco à fronteira com o Peru, em Assis Brasil, e abre caminho para a chamada “rota do Pacífico”.

Historicamente, os trechos dessas estradas sofrem com os impactos das chuvas amazônicas, que transformam a pista em lamaçal durante o inverno.

Em 2016, por exemplo, o problema já era evidente com tráfego interrompido. Naquela época, o Dnit já previa o custo de mais de R$ 1 bilhão para a restauração da rodovia. Desde então, a BR-364 passa por projeto de restauração. Contudo, o problema não era resolvido.

“A situação ainda está precária, a buraqueira é terrível, questão de horário atrasa muito, passageiros reclamam e está um caos, na verdade. Ônibus quebra, mola quebra, aí a gente acaba prejudicando as viagens do passageiro, né?,” disse o motorista Wheneson Dias, que trabalha com ônibus que fazem as linhas intermunicipais.

Em 2023, a superintendência regional do Dnit declarou situação de emergência em alguns trechos do km 620 ao km 682 entre o Rio Gregório e o Rio Liberdade, que ficam entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Desde a publicação do decreto de emergência, esses trechos críticos passaram por serviços paliativos, com os buracos sendo tapados com pedras e pó de pedra para garantir a circulação dos veículos na estrada.

Os trechos que não estavam inseridos no decreto de emergência também passaram por manutenção com serviços convencionais com asfalto.

Impactos por terra e por ar

Todas estas problemáticas influenciam no deslocamento até a segunda maior cidade do Acre. As más condições da estrada maltratam quem precisa dela para se locomover.

A viagem que durava entre 8 a 12 horas de ônibus, pode chegar a ultrapassar 20 horas de duração e, dependendo da época, até 24 horas.

Já de avião, as passagens, se compradas entre o final de agosto e início de setembro, podem chegar a mais de R$ 5 mil.

Em fevereiro de 2023, os prefeitos de cinco municípios interligados pela BR-364 assinaram um documento que pede a recuperação da rodovia e alerta para o impacto econômico na região.

Manutenções

Com os investimentos anunciados por Lula na última semana, as obras irão acontecer nos lotes 1, 2, 7 e 8 da rodovia. Ao todo, serão mais de 318 km de estrada. O governo federal vai investir cerca de R$ 870,9 milhões nesse projeto. As obras vão acontecer em dois trechos principais da rodovia.

Lotes 1 e 2 – Esse trecho vai da divisa do Acre com Rondônia, passa por Rio Branco e chega até Bujari.

  • São 156,4 km no total.
  • Consórcio MSM/CSM V será responsável pelas obras.
  • Lote 1 tem 98,6 km e vai custar R$ 196,2 milhões.
  • Lote 2 tem 57,8 km e o valor é de R$ 170,9 milhões.

Lotes 7 e 8 – Ficam no Vale do Juruá, entre Feijó e Rio Gregório.

  • A empresa LCM Construção e Comércio vai cuidar dessa parte.
  • Lote 7 terá 69,9 km recuperados, com investimento de R$ 264,6 milhões.
  • Lote 8 cobre mais 60,4 km e vai custar R$ 239 milhões.

Durante a solenidade foi assinada a ordem de serviço que autoriza o começo das manutenções. As obras na BR-364 são importantes para ajudar no transporte da produção local, melhorar a mobilidade das pessoas e fortalecer a ligação do Acre com outros estados.

A expectativa é que os investimentos dos próximos anos consolidem o Acre como parte fundamental da integração entre Amazônia e mercados internacionais.

Projetos de duplicação de trechos e a construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco, fazem parte dessa estratégia.

“Sabemos o que significa pro estado ter uma estrada ruim. Estamos aqui para dizer ao povo acreano que depois de [fazer] obras sem respeitar as técnicas, porque o dinheiro não dava, faremos uma estrada que suporte o inverno amazônico”, disse Renan Filho, ministro dos Transportes, em evento no Acre.

Últimas Notícias

  • All Post
  • Ação social
  • Acidente
  • Acre
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Ambiente
  • Blog
  • Brasil
  • Clima
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Denúncia
  • Economia
  • Economia Rural
  • Educação
  • Esportes
  • História Local
  • Indústria
  • Policial
  • Política
  • Popular
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Internacional

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Notícias Populares

  • All Post
  • Ação social
  • Acidente
  • Acre
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Ambiente
  • Blog
  • Brasil
  • Clima
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Denúncia
  • Economia
  • Economia Rural
  • Educação
  • Esportes
  • História Local
  • Indústria
  • Policial
  • Política
  • Popular
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Internacional

Trending Posts

  • All Post
  • Ação social
  • Acidente
  • Acre
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Ambiente
  • Blog
  • Brasil
  • Clima
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Denúncia
  • Economia
  • Economia Rural
  • Educação
  • Esportes
  • História Local
  • Indústria
  • Policial
  • Política
  • Popular
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Turismo
    •   Back
    • Internacional

Nosso Instagram

Categorias

Tags

    Edit Template

    Nunca perca uma nóticia, inscreva-se em nossa NewsLetter

    You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

    Trending Posts

    • All Post
    • Ação social
    • Acidente
    • Acre
    • Agricultura
    • Agronegócio
    • Ambiente
    • Blog
    • Brasil
    • Clima
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Denúncia
    • Economia
    • Economia Rural
    • Educação
    • Esportes
    • História Local
    • Indústria
    • Policial
    • Política
    • Popular
    • Saúde
    • Segurança
    • Tecnologia
    • Turismo
      •   Back
      • Internacional

    © 2024 Cipó News. Todos os Direitos Reservados