O nível do Rio Juruá voltou a subir em Cruzeiro do Sul e já ultrapassa os 7 metros de lâmina d’água, segundo informações da Defesa Civil Municipal. A medição realizada nesta quinta-feira (6) apontou o manancial em 7,15 metros, e a tendência é de elevação nos próximos dias, com previsão de até 50 milímetros de chuvas até o dia 12 de novembro.
De acordo com o técnico da Defesa Civil, Iranilson Nunes, o comportamento do rio está dentro da normalidade para o período.
“De novembro a abril é o nosso inverno amazônico e as chuvas continuarão até o mês de abril do ano que vem, o que é comum para a nossa região aqui de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá em geral”, explicou.
O nível atual é um metro mais alto em relação ao mesmo período do ano passado, quando o rio registrava 6,15 metros. Apesar da elevação, o quadro ainda não representa risco de transbordamento.
Iranilson destacou ainda que a cheia traz alguns benefícios para o transporte fluvial na região.
“Esse nível melhora o fluxo das embarcações, e as médias embarcações já começam a navegar pelo Rio Juruá com destino aos municípios vizinhos”, completou.



















