Bruno Vinícius Troiani Teixeira, de 11 anos, conhecido como Bruninho, viajou neste domingo (7) com a família para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde será submetido, no próximo dia 12, à implantação de eletrodo cerebral DBS no Hospital Moinhos de Vento. O procedimento tem como objetivo controlar as convulsões diárias que o garoto sofre devido a uma mutação genética rara associada ao gene KCNQ5, além de seu diagnóstico de espectro autista severo.
O procedimento tem custo superior a R$ 400 mil, inicialmente negado pelo plano de saúde da família, a Unimed. A situação ganhou repercussão nacional após a família procurar o cantor Gusttavo Lima, que se apresentou em Cruzeiro do Sul em julho. Sensibilizado, o artista se comprometeu a custear integralmente a cirurgia durante o show.
Segundo Marcus Vinicius, pai de Bruninho, a repercussão nacional atraiu ainda a ajuda de três advogados, que judicializaram a questão do plano de saúde e obtiveram decisão liminar favorável, garantindo que a Unimed arcasse com o procedimento.
Bruninho já passou por diversos exames, testes e tratamentos sem sucesso. A cirurgia com o eletrodo DBS busca estimular o sistema nervoso na região responsável pelas convulsões, oferecendo a chance de controle da epilepsia e melhor qualidade de vida.
O pai do garoto destacou a importância do apoio da comunidade e da equipe do cantor Gusttavo Lima:
“Agora, mais do que nunca, o Bruninho precisa das orações de todos para que tudo ocorra bem e ele retorne para Cruzeiro do Sul com mais saúde e possibilidades de uma vida melhor. Todos os custos da cirurgia serão finalizados e prestados de forma transparente à população que ajudou nesta campanha”, afirmou Marcus Vinicius.



















