A semana promete ser uma das mais quentes do ano no Acre, com temperaturas que podem superar os 35ºC no início da tarde e umidade relativa do ar caindo para menos de 25%, segundo previsão divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale. As condições elevam o estado de atenção para a saúde.
Friale destaca que não há previsão de novas ondas de frio nos próximos dias, após a última frente polar que derrubou os termômetros no estado na semana passada. No sábado, 19, foram registradas mínimas de 12,9ºC em Assis Brasil, 13,7ºC em Epitaciolândia e 15,5ºC em Rio Branco.
No domingo, 20, a capital bateu novo recorde de baixa umidade do ano, com apenas 26%, superando o índice de 27% registrado no dia 16.
As mínimas também voltam a subir gradualmente, variando entre 18ºC e 21ºC em Rio Branco, Brasileia e municípios vizinhos, e de 19ºC a 22ºC no centro do estado e no Vale do Juruá. Os ventos devem permanecer fracos, sem direção definida.
A previsão indica possibilidade de chuvas pontuais e passageiras a partir do fim de semana, com a chegada de uma massa de ar úmido vinda do Atlântico. Segundo o pesquisador, a última chuva registrada em Rio Branco pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi em 24 de junho, com apenas 0,4mm — o último volume mais significativo havia sido em 19 de junho, com 3,2mm acumulados.