Com a chegada da Expoacre 2025 em Rio Branco, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-AC) divulgou detalhes do esquema de segurança para a feira, que começa neste sábado (26), em Rio Branco.
Cerca de 300 policiais irão atuar nas nove noites do evento, além de agentes de segurança privada. Para entrar no Parque de Exposições Wildy Viana, será preciso passar por revista.
O esquema de segurança para a feira conta com uma articulação de diversos órgãos, desde o policiamento até a organização do trânsito. Profissionais de segurança que estiverem à paisana precisarão passar por uma triagem para serem autorizados a entrar armados.
“Pessoas monitoradas eletronicamente, a princípio, não poderão vir ao parque, que é uma zona de exclusão. A não ser que sejam sob ordem judicial. Ou seja, se tiverem autorização judicial poderão, logicamente. Mas a princípio nenhum indivíduo monitorado poderá frequentar a dependência do parque”, acrescentou o secretário adjunto Evandro Bezerra em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição.
O que pode e o que não pode
Ainda segundo o secretário, não será autorizada a entrada no parque com objetos que possam ser utilizados para causar ferimentos. Armas de fogo também são proibidas, a não ser em casos com a devida autorização para o porte.
Também não é permitido levar geleiras, isopores e outros recipientes para armazenamento de bebidas, uma vez que o consumo deve ser feito a partir dos estabelecimentos autorizados ao comércio.
Com isso, fica proibida a entrada com:
- Armas de fogo
- Armas brancas (facas, facões, etc)
- Geleiras
“Esse cidadão que vier com o intuito de trazer arma, objetos que não cabem, será barrado na entrada e será dado o destino adequado àquela ação ali que ele pretenda fazer. Então geleiras, essas recomendações já são postas até pela coordenação da feira, não pode”, complementou.
Regras para menores
A Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco publicou, na última quarta-feira (16), uma portaria que define as regras para participação de crianças e adolescentes Expoacre 2025. A entrada de crianças e adolescentes menores de 16 anos sem a companhia de um adulto está proibida.
Aos adolescentes maiores de 16 anos e menores de 18, a permanência na Expoacre sem a companhia de um responsável é permitida desde que eles estejam portando um documentação de identificação oficial.
O documento, assinado pelo juiz Jorge Luiz Filho também reforça a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis.
De acordo com o magistrado, o documento ‘considera, entre outros fatores, a necessidade de normatizar o ingresso dos menores na festa, bem como em todos os locais de eventos, incluindo shows e demais atividades programadas; além do dever das famílias, da sociedade e do Estado em colocar crianças e adolescentes a salvo de todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão’.
Menores de 16 anos estão proibidos de trabalhar no evento, exceto em caso de autorização judicial.
A portaria ainda prevê a responsabilização de adultos por possíveis infrações cometidas por crianças e adolescentes sob sua tutela, ou qualquer situação de risco e vulnerabilidade sofrida pelos menores.
“Todos deverão, obrigatoriamente, portar documento oficial com foto, apresentando sempre que solicitados pelos agentes de proteção da infância e da juventude”, destaca o documento.
Veja a programação completa abaixo:
- 27 de julho (domingo) – Gusttavo Lima
- 28 de julho (Segunda-feira) – Zezé Di Camargo e Luciano
- 29 de julho (Terça-feira) – Fernanda Brum
- 30 de julho (Quarta-feira) – Matheus e Kauan
- 3 de agosto (Domingo) – Jorge e Mateus
Também há uma programação destinada ao público infantil, com apresentações temáticas da Família Tubarão, Roblox e Moana 2, no dia 31 de julho.
Já no dia 1 de agosto, haverá a apresentação dos espetáculos ‘Meu Malvado Favorido, Divertida Mente e Encanto’ e também a ‘Tribe Festival’, voltado à música eletrônica, trazendo DJs e uma estrutura especial para os fãs do gênero.