Profissionais da educação, gestores, formadores e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação participaram, nesta semana, do encontro de encerramento das atividades formativas de 2025 promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (NAPI), da Secretaria Estadual de Educação do Acre. O evento foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral, no centro da cidade.
Durante toda a manhã, os participantes apresentaram experiências pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano com alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede estadual de Cruzeiro do Sul.“Esse momento é muito importante porque fecha com chave de ouro todas as formações que realizamos durante o ano e dá visibilidade ao trabalho que vem sendo feito nas escolas com nossos alunos da educação especial”, destacou Francinete Matias, coordenadora do NAPI.
Um dos destaques do encontro foi o balanço do Núcleo de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS). Em 2025, 40 estudantes da rede estadual foram indicados pelas escolas para avaliação. Destes, 16 receberam parecer técnico confirmando altas habilidades.“É um trabalho minucioso, que envolve observação em sala de aula, aplicação de instrumentos específicos e conversa com a família. Quando confirmamos o perfil, a escola recebe orientações para enriquecer o currículo e oferecer desafios adequados ao potencial desse aluno”, explicou Bárbara Kelly, formadora do NAPI responsável pelo NAAHS.
Entre os alunos identificados está Arthur Farias, de apenas 9 anos, estudante da Escola Craveiro Costa. Apaixonado por desenho, o menino já produz histórias completas em quadrinhos e narrativas ilustradas.“O apoio da escola e do NAPI foi fundamental. Ele sempre foi muito criativo, mas agora tem espaço para desenvolver ainda mais esse talento”, comemorou Elisney Mesquita, pai de Arthur.
O NAPI informou que o processo de busca ativa e identificação de alunos com altas habilidades continuará em 2026. As escolas da rede estadual seguem recebendo formação e orientação para garantir o atendimento especializado a todos os estudantes que necessitam.Os dados consolidados das ações de educação especial realizadas neste ano em Cruzeiro do Sul serão encaminhados para compor os registros oficiais do Censo Escolar e do sistema estadual de educação inclusiva.


















