O Ministério Público do Acre (MPAC) divulgou dados do Núcleo de Apoio ao Tráfico (NAT) que mostram que, no acumulado de 2025 até agosto, Cruzeiro do Sul registrou 118 ocorrências relacionadas a tráfico, posse e encontro de drogas. O número posiciona a cidade como a segunda com mais casos no estado, atrás apenas da capital, Rio Branco, que contabilizou 930 ocorrências.
Em agosto, o município integrou os 173 casos registrados no Acre no mês, uma redução em relação a julho, quando foram contabilizados 203 casos no estado, mas ainda acima do registrado em agosto de 2024 (170 casos).
No acumulado do ano, o Acre somou 1.501 ocorrências, um aumento de 4,2% em comparação ao mesmo período de 2024 (1.438 casos). Após Cruzeiro do Sul, destacam-se Sena Madureira e Tarauacá (115 ocorrências cada) e Feijó (44).
O levantamento evidencia que, mesmo fora da capital, cidades como Cruzeiro do Sul enfrentam crescimento significativo nos registros de crimes relacionados às drogas, reforçando a necessidade de atenção das autoridades locais para fiscalização e prevenção.