repare as botas, fivelas, cavalos, quadricículos e jipes. A tradicional Cavalgada, que abre a programação da Expoacre em Rio Branco, ocorrerá no dia 26 de julho, data em que a maior feira agropecuária do estado começa na capital. Mais uma vez, não haverá comitivas de caminhonetes, mas, segundo o governo, trios elétricos irão animar o trajeto.
A feira começa dia 26 de julho com a tradicional cavalgada e termina dia 3 de agosto.
Para participar, proprietários dos animais precisam apresentar exames de anemia, atestado de vacinação contra a influenza e outros documentos. Com a entrega da documentação, as equipes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) emitiram a Guia de Trânsito Animal (GTA). No caso dos animais que não tiverem a GTA será aplicada uma multa ao proprietário.
Contudo, as inscrições para animais ainda não foram abertas. Segundo a organização, em 2024 foram registrados sete jipes, 216 quadriciclos e 252 cavalos.
Conforme a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o trajeto, que costuma sair da Gameleira e seguir pela Via Chico Mendes, será acompanhado por 80 agentes de segurança privada, monitoramento por câmeras e policiais militares. O total de PMs destacados para a Cavalgada não foi informado.
“Ouvimos todos os órgãos envolvidos e, como no ano passado deu muito certo, acreditamos que as correções este ano serão mínimas. A intenção do governo é entregar uma cavalgada linda tanto para quem vai participar quanto para quem vai assistir”, afirmou o secretário Marcelo Messias.
