Uma liderança indígena do povo Noke Koi, na Terra Indígena Katukina, zona rural de Cruzeiro do Sul (AC), foi atingida por um disparo de arma de fogo na perna após acionar uma armadilha colocada na mata. O caso ocorreu na região próxima à BR-364.
De acordo com relatos de lideranças locais, a armadilha teria sido deixada por caçadores não indígenas que atuavam ilegalmente dentro do território do povo Moke Koi. A vítima foi socorrida após o disparo e encaminhada para atendimento médico no hospital do Juruá
Ainda segundo as informações, outras pessoas que estavam no local quase foram atingidas por novas armadilhas. Uma delas, ao tentar verificar onde estava a arma que havia disparado, escapou por pouco, enquanto um segundo mecanismo chegou a ser acionado, passando próximo de um cão e outro indígena.
Representantes do povo Noke Koi estiveram em Cruzeiro do Sul para registrar a ocorrência e solicitar a atuação da Polícia Federal. As lideranças pedem uma investigação rigorosa e reforço na proteção da área, denunciando que situações de invasão e caça por não indígenas têm se tornado frequentes na região.



















