As praias do Rio Juruá receberam, neste sábado, 20, um mutirão de limpeza promovido em alusão ao Dia Mundial da Limpeza. A ação reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de recolher resíduos e conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente.
Sob a coordenação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e da Marinha do Brasil, o governo do Acre esteve presente por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
De acordo com a coordenadora da Sema no Juruá, Cláudia Lima, a mobilização teve caráter educativo.
“É uma ação de grande importância, pois reforça o compromisso do governo com a causa ambiental. Não se trata apenas de recolhimento de lixo, mas de conscientização da população, para que juntos possamos cuidar do meio ambiente”, afirmou.
A chefe do Imac na regional, Lacione Pedrosa Maia, destacou a união entre diferentes órgãos para alcançar resultados efetivos.
“O Imac está oferecendo educação ambiental e orientando a população para que tenhamos um ambiente mais limpo e sustentável”, disse.
Para a secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, a preservação do Rio Juruá é prioridade.
“Estamos unidos na proteção do Rio Juruá, que alimenta Cruzeiro do Sul, garante trafegabilidade e sustento para muitas famílias ribeirinhas”, destacou.
O 2º tenente Pedro Almeida, do 61º BIS, ressaltou a presença das Forças Armadas.
“Além da limpeza, o mutirão gera conscientização nas pessoas sobre a importância de preservar o rio”, afirmou.
Inovação e reciclagem
Durante a programação, professores e estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentaram o projeto Eco Print PET. A iniciativa transforma garrafas plásticas em filamentos para impressão 3D, possibilitando a produção de diversos itens, como chaveiros e porta-celulares.
Com o lema Recicla, cria, transforma e inova, o projeto busca reduzir os impactos do descarte irregular do plástico e estimular soluções locais de sustentabilidade.