A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3) a Operação Holding, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos nos setores da saúde e da educação no município de Francinópolis, no interior do Piauí.
A investigação aponta que os recursos desviados eram provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Fundo Municipal de Saúde da cidade. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina, capital do estado. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Floriano.
Segundo a PF, as fraudes vêm ocorrendo pelo menos desde 2018, quando o grupo começou a firmar contratos com diversos municípios piauienses. Os suspeitos poderão responder por associação criminosa, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Com a operação, a Polícia Federal busca interromper o esquema, coletar novas provas para fortalecer o inquérito e identificar outros possíveis envolvidos, incluindo agentes públicos e empresários.