O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) está promovendo palestras educativas nas escolas de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos, como parte da intensificação da campanha “Cerol Mata”. A ação ocorre neste período em que muitas escolas iniciam o recesso escolar, momento em que é comum ver crianças e adolescentes soltando pipas e papagaios em espaços públicos.
A ação nas escolas com palestras educativas é uma iniciativa do Procon mas a campanha “Cerol Mata” tem a parceria de vários órgãos como a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e outros órgãos públicos, que unem esforços de fiscalização, prevenção e conscientização sobre os riscos do uso de linhas cortantes.
Segundo o chefe da Divisão Regional do Vale do Juruá, Vasco Júnior, “o objetivo da ação é prevenir acidentes provocados pelo uso de linhas com cerol, linha chilena ou outros materiais cortantes. O Procon, como órgão de defesa dos direitos do consumidor, atua com base na legislação que proíbe a comercialização desses materiais, reforçando também a conscientização sobre a venda nos comércios.”
A Polícia Militar tem sido uma importante parceira, atuando tanto nas ações de fiscalização quanto nas atividades educativas, alertando sobre os perigos e as sanções previstas para quem utiliza ou comercializa esse tipo de material.
Para Sandra Rocha, chefe do setor de Educação para o Consumo no Vale do Juruá, mais do que fiscalizar, é papel do Procon educar e conscientizar: “Em nossas ações educativas mostramos que é possível se divertir com responsabilidade. É preciso garantir que as brincadeiras de nossas crianças e jovens sejam feitas com segurança, sem colocar vidas em risco.”
