O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebe até esta sexta-feira, 26, inscrições para o Programa de Residência Agropecuária, que vai selecionar 200 recém-formados em ciências agrárias para atuar junto a produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 21 estados do país, incluindo o Acre.
Ao todo, são 150 vagas para nível superior e 50 para nível técnico, com duração de até seis meses e carga de 40 horas semanais. No Acre, os residentes irão trabalhar diretamente com agricultores e pecuaristas assistidos pelo Senar, apoiando o diagnóstico produtivo das propriedades, o planejamento estratégico das atividades e a capacitação de produtores rurais.
Podem se inscrever egressos de cursos técnicos ou superiores da área de ciências agrárias — como agronomia, zootecnia, medicina veterinária, engenharia agrícola, engenharia florestal, agroindústria, engenharia de alimentos, ciência de alimentos e engenharia de pesca. O diploma deve ter sido obtido entre setembro de 2023 e setembro de 2025.
As bolsas são de R$ 2.500 mensais para graduados e R$ 1.500 para técnicos, além de seguro de vida. O processo seletivo terá uma prova online de conhecimentos gerais e específicos, marcada para 5 de outubro, seguida de análise curricular.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: cnabrasil.selecao.net.br.