O Espaço Indústria da Expoacre 2025 foi palco de um bate-papo enriquecedor sobre o tema “A indústria cerâmica e seus desafios”, nessa sexta-feira, 1º de agosto, promovido pelo Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado do Acre (Sindicer). O encontro reuniu empresários do setor, representantes institucionais, autoridades políticas e lideranças do Sistema FIEAC para uma troca de experiências sobre o cenário atual da cerâmica no estado.
Durante o evento, o presidente do Sindicer, Marcio Agiolfi, destacou os avanços do segmento nos últimos anos, mas também apontou desafios que ainda precisam ser superados, como a escassez de insumos para queima e a falta de mão de obra qualificada.
“O Acre tem um grande potencial para o desenvolvimento da indústria cerâmica. Identificamos, por meio de um estudo do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a oportunidade de utilizar blocos estruturais, amplamente empregados na Região Sul”, afirmou Agiolfi.
Além de debater os entraves do setor, o bate-papo também foi marcado por um clima de otimismo diante das novas oportunidades que vêm sendo construídas a partir de parcerias estratégicas.
“O momento é de união e construção. Quando o setor produtivo se articula com instituições sérias e comprometidas, como o Sistema FIEAC e o Sebrae, conseguimos avançar em pautas importantes, como a qualificação da mão de obra, inovação tecnológica e desenvolvimento regional”, ressaltou o presidente do Sindicer.
