O sistema de videomonitoramento de Cruzeiro do Sul será utilizado como reforço estratégico das forças de segurança durante o Carnaval no município. Atualmente, 30 das 33 câmeras instaladas estão em pleno funcionamento e serão monitoradas por um número maior de atendentes, com as ocorrências sendo repassadas em tempo real às equipes policiais que estarão atuando nas ruas.
O reforço acontecerá no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que contará com plantão 24 horas durante todo o período carnavalesco. De acordo com o coordenador do Ciosp, sargento Vanderlei Gadelha, o objetivo é dar suporte direto às forças de segurança que estarão no serviço ostensivo.
“Todos os anos reforçamos nossas equipes de atendentes justamente para apoiar as forças de segurança pública, principalmente quem está trabalhando na rua. As câmeras ajudam a municiar ainda mais o trabalho dos policiais durante o Carnaval”, explicou.
Segundo o sargento, as câmeras estão distribuídas tanto na área urbana quanto em parte da zona rural, cobrindo trechos que vão da Boca da Alemanha até o bairro Miritizal. No perímetro carnavalesco, localizado no centro da cidade, entre seis e sete câmeras serão utilizadas para garantir a cobertura total da área.
Outro ponto destacado é o controle da presença de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica. Conforme explicou Gadelha, será mantida a chamada “área de exclusão carnavalesca”, adotada todos os anos durante o evento.
“Caso algum monitorado, porventura, adentre essa área de exclusão, a situação será comunicada imediatamente às autoridades competentes para que sejam adotados os procedimentos necessários”, afirmou.
Além do monitoramento eletrônico, a segurança contará com reforço presencial. Cerca de 50 policiais militares e 40 seguranças particulares atuarão diretamente na área do Carnaval, que acontece na Praça Orleir Cameli. Um posto fixo da Polícia Militar também funcionará em frente à agência da Caixa Econômica Federal.


















