Professores e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, participaram entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, do XVI Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). O congresso foi realizado no campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
Com o tema “Economia dos povos da floresta e outros enfrentamentos à emergência climática”, o evento reuniu pesquisadores e profissionais de diversas regiões do país. O objetivo foi debater o desenvolvimento sustentável, a justiça ambiental e as políticas públicas, em diálogo com a COP30, que será realizada em Belém (PA) no final do ano.
O professor André Luiz de Souza, sociólogo rural, apresentou o estudo “Feiras e mercados da sociobiodiversidade na Amazônia: um estudo exploratório da Feira de Produtos Regionais de Cruzeiro do Sul (AC)”. A pesquisa analisa práticas, saberes e relações sociais que moldam os mercados da bioeconomia na região.
Na área de Economia, o professor Francisco Diétima da Silva Bezerra apresentou o trabalho “Desigualdades territoriais e justiça ambiental na Amazônia: uma análise do saneamento básico na Região Imediata de Cruzeiro do Sul (AC)”. Ele destacou a importância de inserir a instituição nos debates sobre sustentabilidade em nível nacional.
O professor Luan de Oliveira Nascimento, da Agronomia, contribuiu com dois estudos: “Café como produto da sociobiodiversidade: avaliação física de Coffea arabica e Coffea canephora no Acre” e “Produtividade da soja em Cruzeiro do Sul (AC) em função da densidade de plantas”. As pesquisas ressaltam a necessidade de modelos produtivos adaptados à realidade amazônica.
Além da apresentação dos trabalhos, a participação possibilitou o fortalecimento de redes de pesquisa, parcerias interinstitucionais e a ampliação das ações de extensão voltadas às comunidades amazônicas.
Participação estudantil
O encontro contou também com a presença de estudantes dos cursos de Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Agropecuária e Zootecnia. Eles acompanharam palestras, mesas-redondas e sessões temáticas que dialogam com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
“Os conhecimentos adquiridos no Encontro de Economia Ecológica não se restringiram a uma única temática. Os alunos puderam se beneficiar dos debates realizados no evento, contribuindo para o fortalecimento dos conteúdos estudados em sala”, avaliou a estudante Edna Mara, do curso Técnico em Meio Ambiente.
Reconhecimento institucional
Para a Direção do campus Cruzeiro do Sul, a mobilização de docentes e coordenações que garantiu a participação discente foi considerada essencial para o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.
Segundo o professor Ronegildo Ferreira, Diretor de Ensino do campus, a iniciativa reforça o papel da instituição no debate sobre a Amazônia. “Esta ação aproxima nossos alunos do conhecimento de fronteira, fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão e traduz o debate em aprendizado concreto.”
Além dos docentes já citados, também participaram do evento os professores Luan Martins, Rainise Lima, Renato Epifânio, Ruana Beckman, Fabiano Paiva e Marcelo, fortalecendo a presença institucional do Ifac e ampliando os espaços de formação da comunidade acadêmica no Vale do Juruá e em toda a região amazônica.


















