Especialista da USP elogia modelo educacional de Rio Branco durante visita a creches no bairro Cidade do Povo, que juntas atendem 370 crianças e refletem o compromisso da gestão com a primeira infância e a valorização regional.
Acompanhada do secretário municipal de Educação, da Prefeitura de Rio Branco, Alysson Bestene, a doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), Beatriz Ferraz, se disse encantada com o modelo educacional da atual gestão, oportunizando aprendizado desde a primeira infância, respeitando acima de tudo as características regionais da Amazônia.
“Primeiro, o Acre está investindo em fazer escolas de qualidade para bebês. E ao fazer a escola para bebês, também trazer aquilo que é alimento da cultura local, do território. Se a gente observar, por exemplo, na sala dos bebês, a gente tem rede, porque os bebês em casa dormem na rede. E eles poderiam encontrar aqui esse elemento, é algo que traz segurança, traz um vínculo afetivo com o espaço. Isso ajuda muito no processo de adaptação e nas aprendizagens que eles vão fazer aqui. Toda a riqueza da horta que tem na escola, que também vai dialogando, as crianças contando aqui, que pegam e reconhecem o que os avós fazem em casa, que tem aqui plantado. Então, são modelos muito potentes do ponto de vista das aprendizagens que a gente tem que construir com as crianças, que passam por construir a identidade, a cultura delas”, informou Beatriz Ferraz.
As duas creches visitadas, o Centro de Educação Infantil Professor Beline Araújo e Maria Danila Pompeu, ambas localizadas no bairro Cidade do Povo, oportunizam juntas 370 vagas, para crianças de 4 meses até 5 anos de idade, com tempo parcial, integral, além de berçários. O secretário Alysson Bestene, pontuou que a educação desde a primeira infância sempre foi uma pauta defendida pelo atual prefeito da capital Tião Bocalom, desde o seu primeiro mandato e que outras duas creches, já estão sendo construídas sendo uma no bairro Defesa Civil, na parte alta da cidade e outra na Vila Acre, localizada na região do Segundo Distrito.
“Através da gestão do prefeito Tião Bocalom, a gente tem buscado fazer grandes investimentos, porque entendemos que quando você investe principalmente na educação infantil, na educação básica, essa ferramenta transformadora que é o início de tudo, vai proporcionar para que essas crianças tenham um futuro melhor e consequentemente a gente vai desenvolver uma educação com maior qualidade para que elas possam amanhã, ter um futuro brilhante para a sociedade de modo geral, para o nosso estado, para o nosso município. A gente tem buscado somar todos esses esforços para ampliar toda a rede e trazer mais investimentos, inovar. Esse é o desejo de todos nós, do prefeito Tião Bocalom, que tem cada vez mais investido na educação. E continuaremos com essa mesma vontade e determinação para trazer melhores indicadores para a educação do município de Rio Branco”, destacou o secretário Alysson.
