O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que dará início, ainda neste primeiro semestre, a uma ampla operação de manutenção e recuperação da BR-364, com foco nos pontos mais críticos da rodovia. A informação foi confirmada pelo superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo.
Segundo ele, a primeira etapa dos trabalhos será voltada para o serviço de tapa-buracos e melhorias emergenciais, com o objetivo de garantir trafegabilidade e mais segurança aos usuários da rodovia, especialmente para quem percorre o trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A ação também busca reduzir o tempo de viagem e facilitar o transporte de mercadorias.
Após a fase emergencial, o DNIT deve iniciar a etapa mais estruturante da obra. De acordo com Araújo, um projeto de reconstrução da BR-364, que levou cerca de dez anos para ser elaborado, foi finalmente aprovado. A primeira fase contempla o trecho entre Sena Madureira e 20 quilômetros após o município de Manoel Urbano, que deverá ser licitado entre os meses de fevereiro e março.
Com a aprovação do projeto, cerca de 100 quilômetros de macadame deverão ser trabalhados. O superintendente explicou que o custo da obra é elevado, principalmente devido à necessidade de transporte de pedras, já que o Acre não possui esse material em abundância. Apenas esse primeiro trecho está orçado em aproximadamente R$ 850 milhões.
Ricardo Araújo destacou ainda que o DNIT busca apoio da bancada federal para garantir mais recursos e viabilizar o avanço das obras. Segundo ele, os recursos para manutenção já estão previstos no orçamento e permitirão melhorias como recuperação dos trechos mais danificados, aplicação de capa sobre capa e nivelamento da pista.
Atualmente, o percurso de cerca de 600 quilômetros pode levar em média 15 horas para ser percorrido. A expectativa do DNIT é que, com as intervenções previstas para este ano, haja uma melhora significativa nas condições da estrada, garantindo mais segurança, fluidez no tráfego e qualidade para quem utiliza a BR-364.


















