O fotógrafo documental e autoral Paulo Henrique da Costa Silva lançou seu segundo fotolivro, intitulado “Raízes do Juruá: Retratos da Amazônia Acreana”, uma obra que registra imagens do cotidiano, da floresta e da diversidade cultural e linguística do Vale do Juruá. O projeto é uma homenagem à riqueza cultural e histórica da região.
Paulo Henrique explicou que o fotolivro nasceu de um projeto submetido e aprovado em dezembro pela Fundação Elias Mansour, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. A coordenação editorial, curadoria e textos são de responsabilidade de Marli Porto, com projeto gráfico de Julio Matos. O livro traz ainda textos de Carlos e Veronisa, além das fotografias do autor.
“Esse fotolivro tem um significado muito especial para mim. É um registro da nossa história, do nosso cotidiano e da nossa cultura, para que fique preservado e acessível a todos. Queremos romper a ideia de que o Acre é um lugar distante e invisível para as narrativas nacionais. Aqui temos uma diversidade cultural rica que merece ser contada”, destacou Paulo Henrique.
Apesar de ter começado a fotografar apenas em abril do ano passado, Paulo Henrique já recebeu reconhecimento nacional, incluindo o prêmio Mark Ferreira de Fotografia, o maior do Brasil na área. Também participou de exposições nacionais e internacionais, tendo sido o único artista do Norte selecionado para uma mostra no Museu de Arte da Bahia.
O fotolivro estará disponível para venda pelo Instagram @phcost_fotos e pelo site do autor. O lançamento oficial ocorrerá no dia 2 de agosto no Passarinho Branco, na estrada do Guajará, e no dia 16 no GH Cafeteria, ambos em Cruzeiro do Sul.