A Autoescola Moroni foi oficialmente impedida de utilizar a Rua Dejauma Corrêa para a realização de treinamentos práticos de condução, conforme comunicado do proprietário Sidney, por meio de vídeo divulgado à população. A medida foi formalizada por ofício do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a pedido da Prefeitura Municipal de Porto Walter, com assinatura do prefeito Sebastião Andrade.
De acordo com Sidney, a via vinha sendo utilizada há aproximadamente três anos para a realização de aulas práticas, especialmente de motocicletas no período da manhã e, eventualmente, para estacionamento de veículos das aulas de carro no período da tarde. O local, segundo o instrutor, possui condições adequadas e não causa transtornos à vizinhança, pois está situado em área de baixa circulação, sem residências próximas havendo apenas um seminário e um terreno baldio nas imediações.
O proprietário relata ainda que, ao iniciar as atividades no município, buscou formalizar o uso do espaço junto à Prefeitura. Na época, obteve autorização por escrito, assinada pelo próprio prefeito, para utilizar a via como pátio de treinamento da autoescola.
“Depois de três anos de trabalho sério e autorizado, somos surpreendidos com essa medida que, além de arbitrária, nos impede de continuar oferecendo um serviço essencial à comunidade”, declarou Sidney. Ele destacou que há uma estrutura já instalada no local, incluindo banheiros, bebedouro e demais itens de apoio aos alunos, o que inviabiliza uma mudança imediata para outro ponto, conforme sugerido pela gestão municipal.
Sidney também manifestou indignação com o que classificou como perseguição política e pediu apoio da população para garantir a continuidade das atividades no espaço utilizado desde a fundação da autoescola na cidade.
“Peço que a comunidade nos apoie e se manifeste em favor da continuidade do nosso trabalho, que sempre foi conduzido com respeito, responsabilidade e em conformidade com a autorização concedida anteriormente”, concluiu.
A Autoescola Moroni é a única instituição do segmento em Porto Walter, e atua na formação de condutores desde a sua instalação no município.
Até o momento, a Prefeitura de Porto Walter e o Detran ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
Redação Rede Cipó News